terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Regra do sono

Dormir 

Dormir é o jeito mais eficiente de recuperar status básicos (HP, MP, SP) quanto mais seu personagem conseguir dormir, melhor será a regeneração de seus pontos.  
A regra de dormir é dividida em 3 categorias, descanso longo, descanso curto e descanso rápido. 
Todas as categorias possuem dados a serem jogados, respectivos ao quanto seu personagem conseguiu descansar. Cada número do resultado representará 10% dos pontos recuperados. 


Descanso longo 

Descansos longos são baseados nas 8 horas de sono que geralmente se precisa ter. Ele pode recuperar até 80% de seus status básicos, baseando nos seus status básicos máximos. Você deverá jogar 1d8. O resultado definirá quantos pontos você irá recuperar.  


Descanso curto 

Descansos curtos são baseados em até 6 horas de sono, não cumprindo o requisito saudável de sono. Ele pode recuperar até 60% de seus status básicos, baseando nos seus status básicos máximos. Você deverá jogar 1d6. O resultado definirá quantos pontos você irá recuperar. 


Descanso rápido (Cochilo, soneca) 

Descansos rápidos são baseados em pequenos tempos de descanso de até 4 horas. Ele pode recuperar até 40% de seus status básicos, baseando nos seus status básicos máximos. Você deverá jogar 1d4. O resultado definirá quantos pontos você irá recuperar. 


Condições 


Conforto: Se seu personagem está dormindo em uma cama e um lugar aconchegante, como quarto. Caso o resultado do descanso longo seja 1, 2 ou 3. Poderá jogar 1d8 adicional e somá-lo aos pontos recuperados.  
Para descanso curto se o resultado for 1 ou 2, poderá jogar 1d6 adicional e somá-lo aos pontos recuperados. 
A regra do conforto não se aplicará a cochilos. 


Desconforto: Se seu personagem dormir em situações desagradáveis, como quaisquer lugares que não sejam quartos e sob uma cama. Caso os resultados sejam ruins, não poderá jogar dados adicionais para ajudá-lo e todos os resultados máximos de qualquer tipo de descanso terão -1d4 de penalidade. 


Exaustão: Para cada ponto de exaustão que seu personagem tiver sofrendo, diminuirá 1 ponto do total dos descansos. 


Motivação: Números que excedam os 80% de sono são transformados em níveis motivação durante o dia. Seu personagem acordará feliz e com vontade de fazer seus objetivos e tarefas. 
Ex: Félix foi dormir com 60% de seus status básicos máximo, fez um descanso longo e tirou 8 em seus resultados. 20% será usado para recuperar seus status. Sobrariam 6 pontos dos resultados, esses pontos são chamados de motivação. Que você pode trocá-los por status básicos adicionais ou buff durante o dia todo. 

Troca motivacional

Inspiração:+2 de mana máxima durante o dia. 
Custo: 1 ponto de motivação. 


Ânimo:+2 de energia máxima durante o dia. 
Custo: 1 ponto de motivação. 


Estimulo:+2 de vida máxima durante o dia. 
Custo: 1 ponto de motivação. 


Motivado: Durante o dia, você poderá usar uma habilidade ou magia que custem até 5 pontos, sem qualquer custo. 
Custo: 3 pontos de motivação. 
 
Sortudo: Um dia de sorte para variar? Todos os seus testes, danos, magias e habilidades. Serão 1 ponto bônus mais eficientes. 
Custo: 5 pontos de motivação. 


Observações:  


  1. 1- Os pontos de motivação contam a partir dos seus status básicos mais baixos. 
    Ex: Félix possui 70% de sua vida máxima ainda intacta. Porém, sua mana tem apenas 60%. O contador de pontos motivacionais será calculado a partir do menor.  


  1. 2- Mana, vida e energia serão reduzidas a 80% durante todo o sono. Contando do maior, esses pontos serão revertidos em pontos de motivação.  
    Ex: Félix ainda tinha 100% de sua energia ao dormir. Acordou com 80% logo ele terá 2 pontos de motivação.