sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Modificadores/ Atributos e Status

 Modificadores/ Atributos


Modificadores/ Atributos: Modificadores são adquiridos por condições e personalidades, ou ao entrar nos clubes.  
Neles temos Sabedoria, inteligência, carisma, destreza, força e resistência. 

Sabedoria: Medindo a percepção e a intuição. É o conhecimento, o senso comum, o discernimento e a capacidade de lançar magias, e esse atributo pode ser utilizado em jogadas de cura e sentir motivação.

Inteligência: Medindo o raciocínio e a memória. Representa capacidade de aprendizagem e a capacidade de lançar magias, e esse atributo pode ser utilizado em jogadas de avaliação de itens, decifrar escritas e para saber se o personagem detém algum tipo específico de conhecimento

Carisma: Medindo força da personalidade. Determina o quanto um personagem é socialmente atrativo, amigável, charmoso, e esse atributo pode ser utilizado para jogadas de blefe, diplomacia, disfarce, reunir informações e performance.

Destreza: Medindo a agilidade. Representa agilidade, a mira e a capacidade de evitar um golpe, e esse atributo pode ser utilizado para jogadas que envolvam equilíbrio, uso de cordas ou outros objetos que envolvam precisão.

Força: Medindo o poder físico. Define a potência muscular e física, e esse atributo pode ser utilizado para jogadas que envolvam escalar, saltar e nadar.

Resistência: Medindo a resistência do personagem e assim que adquirido é responsável pelo aumento instantâneo de HP. Assim que adquirido você pode aumentar seu HP em 5 ou 1d8. 
Limite: Os modificadores podem chegar ao máximo de 5 pontos. Todo ponto excedente aos 5 limites, podem se transformar em status básicos como HP, MP, SP.  
Cada ponto de modificador/atributo excedente é transformado em +3 pontos distribuídos dentro dos status básicos. 


Proficiência:  
Todos os personagens começam na categoria aluno: Possuem 2 pontos de proficiência.  
Nv15: Acadêmico: Proficiência 3 
Nv40: Discente: Proficiência 4 
NV80: Estudioso: Proficiência 5 
NV150: Aplicado: Proficiência 6 
NV200: Experiente: Proficiência 7 



Modificadores especiais: A sorte e dano crítico são modificadores que funcionam entre si, assim como os outros atributos são adquiridos por condições e personalidades, ou ao entrar nos clubes.  
Sorte: Medindo as suas chances de causar dano crítico. 
Dano crítico: Aumenta o dano máximo que você pode causar em seus golpes, magias ou habilidades. 





                       Status básicos



Todos os personagens possuem status básicos iguais, essa regra não se aplica a algumas raças, já que elfos e fadas possuem menos pontos de vida que o normal. 


Status básicos 
HP (pontos de vida) iniciais: 20 pontos de vida. 
MP (pontos de mana) iniciais: 10 pontos de mana. 
SP (pontos de energia) iniciais: 10 pontos de energia. 

Level UP


Outra forma de aumentar os status básicos, é aumentando o level. A cada 10 pontos de XP o contador de XP resetará o personagem ganhará 1 LV.


Cada Level aumentará 1 ponto em apenas 1 dos status básicos escolhidos entre HP/MP/SP.

Além disso, assim que adquirir um LV o personagem ganhará 1 PA (ponto de aprendizagem) podendo enfim entrar em algum novo clube ou comprando uma habilidade dentro de algum clube que já está incluso.


HSM é focado bastante em RP, então é muito comum que o mestre dê XPs para seus jogadores por fazer um bom RP como recompensa. Claro que batalhas, enfrentar monstros e desafios também contam como ganhos de XP ou LV.