sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Preenchendo a ficha/ Caracterização

Preenchendo a ficha no HSM

Explicando passo a passo como preencher sua ficha.

Primeiramente devemos preencher as características de seu personagem.


1- Nome do jogador: Insira seu primeiro nome.
2- Nome do personagem: Escreve o nome e sobrenome de seu personagem.
3- Raça: Preencha com a raça desejada, das disponíveis.
4- Idade: A idade varia de acordo com o ano letivo que os personagens se encontram, consulte seu mestre para saber em qual ano letivo os personagens estarão nesta seção.
ANO 1: De 16 a 21 anos.
ANO 2: De 17 a 22 anos.
ANO 3: De 18 a 23 anos.
ANO 4: De 19 a 24 anos.
ANO 5: De 20 a 25 anos.
5-Cor dos cabelos/ Olhos/ Pele: Deve ser consultado na raça que seu personagem possui.
6- Etnia: Engloba todas as etnias existentes independente da raça escolhida. Ex: Caucasiano, negroide, asiático, mulçumano, etc. 
7- Orientação sexual: É a preferência sexual/ relação que seu personagem possui. Ex: Heterossexual, homossexual, bissexual, assexual, pansexual.
8- identidade de gênero: A identidade de gênero diz respeito à como uma pessoa se sente em relação ao próprio gênero.
Ex: Cisgênero: É a pessoa que se identifica com o sexo biológico designado no momento de seu nascimento. 
Transgênero: É quem se identifica com um gênero diferente daquele atribuído no nascimento. 
Não-binário: É alguém que não se identifica completamente com o “gênero de nascença” nem com outro gênero. Esta pessoa pode não se ver em nenhum dos papéis comuns associados aos homens e as mulheres bem como pode vivenciar uma mistura de ambos.
9- Altura/ peso: É definido pela tipo físico (condições vantagens e desvantagens) e pela raça.
10- Família: Na página de famílias após jogar o dado. Preencha o (  ) com o número do resultado. E insira o tipo de família do mesmo.
Ex: Resultado 4. (4) 
Classe média baixa. Conhecer sua família definirá seu dinheiro no início do jogo.

11- Personalidade: **Informação do wikipédia**
Definições

No jogo a moral e as atitudes pessoais gerais de um personagem ou criatura são representadas por seu alinhamento. As tendências possíveis são nove e são decorrentes do posicionamento da personalidade diante duas dualidades descritas abaixo, podendo também ser neutro, com isso chegamos a 9 combinações possíveis: cruzado (ordeiro e bom), juiz (ordeiro e neutro), dominador (ordeiro e mau); benfeitor (neutro e bom), indeciso (neutro), malfeitor (neutro e mau); rebelde (caótico e bom), espírito livre (caótico e neutro) e destruidor (caótico e mau).

Bem e Mal

Personagens e criaturas boas protegem vida inocente. Personagens e criaturas más degradam ou destroem vida inocente, por diversão ou por lucro. "Bem" implica altruísmo, respeito pela vida e consideração pela dignidade de seres sensíveis. Personagens bondosos fazem sacrifícios pessoais para ajudar os outros em maior ou menor grau. "Mal" implica ferir, oprimir e matar os outros. Algumas criaturas más simplesmente não têm compaixão alguma pelos outros e matam sem escrúpulos se fazê-lo for conveniente. Outros ativamente buscam o mal, matando por esporte ou por dever para com alguma divindade ou mestre mau.

Pessoas que são neutras quanto a bem e mal têm escrúpulos em matar inocentes mas não têm o compromisso de fazer sacrifícios para proteger ou ajudar os outros. Pessoas neutras se comprometem a outros por relações pessoais. Uma pessoa neutra pode se sacrificar para proteger sua família ou mesmo sua terra, mas não o faria por estranhos que não estão ligados a eles. Animais e outras criaturas incapazes de ação moral são neutros em vez de bons ou maus.

Lei e Caos

Personagens leais falam a verdade, mantém sua palavra, respeitam autoridade, honram tradição e julgam aqueles que não estão à altura de seus deveres. Personagens caóticos seguem suas consciências, ressentem serem ditos o que fazer, favorecem novas idéias acima da tradição e fazem o que prometem se acharem por bem.

"Lei" implica honra, confiabilidade e obediência a autoridade. Por outro lado, pode incluir mentalidade fechada, aderência reacionária à tradição e falta de adaptabilidade.

"Caos" implica liberdade, adaptabilidade e flexibilidade. Por outro lado, caos pode incluir imprudência, ressentimento para com autoridade legítima, ações arbitrárias e irresponsabilidade.

Pessoas que são neutras quanto a lei e caos possuem um respeito normal por autoridade e não sentem compulsão nem a obedecer nem a rebelar-se. São honestas, mas podem ser tentadas a mentir ou enganar outros. Animais e outras criaturas incapazes de ação moral são neutros.


Tendências

As tendências (em inglês alignments) são as nove combinações que surgem dos conceitos de lei e caos, bem e mal e neutralidade:

Leal e bomNeutro e bomCaótico e bom
Leal e neutroNeutroCaótico e neutro
Leal e mauNeutro e mauCaótico e mau
  • Leal e bom (Lawful good): Costuma agir com compaixão e sempre com honra e senso de dever. Cavaleiros e paladinos costumam seguir essa tendência.
  • Neutro e bom (Neutral good): Benfeitor, costuma agir com altruísmo independente das regras e tradições.
  • Caótico e bom (Chaotic good): Rebelde e revolucionário, costuma fazer o necessário para o bem, sem se ater à ordem e à lei.


  • Leal e neutro (Lawful neutral): Juiz e imparcial, é fiel às leis e as cumpre independente da moral e de quem será beneficiado ou prejudicado por isso.
  • Neutro (True neutral): Pragmático e realista, busca o equilíbrio e procura a solução ideal de acordo com as circunstâncias, independente das regras e da moral. Por outro lado, animais e seres sem capacidade de julgamento também seguem essa tendência.
  • Caótico e neutro (Chaotic neutral): Individualista e libertino, segue suas emoções independente das regras e da moral e preza pela total liberdade.


  • Leal e mau (Lawful evil): Tirano e dominador, explora as regras para o seu próprio bem.
  • Neutro e mau (Neutral evil): Mercenário e egoísta, se alia a qualquer lado para atingir seus objetivos.
  • Caótico e mau (Chaotic evil): Psicopata e destruidor, faz o mal sem qualquer justificativa.

12- Sinal, símbolos, marcas, cicatriz: Aqui você pode caracterizar seu personagem com alguma singularidade presente em seu corpo, este tipo de caracterização da profundidade a história de seu personagem.
Ex1: Uma cicatriz no olho causado por um acidente na infância. 
Ex2: Um sinal de nascença que mostra um dom especial herdado de família.
Ex3: Tatuagens que ajudam a definir melhor a personalidade de seu personagem.
13- Características raciais sobrenaturais: Preencha este espaço, como você visualiza seu personagem na verdadeira forma dele (no caso de sobrenaturais), levando em consideração que personagens sobrenaturais possuem 2 tipos de aparências, sendo elas a humanas que são seus disfarces e sua aparência real. 
Ex1: Bruxos: Possuem traços necrófilos (decomposição) em seus corpos ao usarem suas maldições. "Ao lançar uma maldição, a bruxa Selena tem metade de sua cara em carne podre "verde", mostrando um pouco de seu crânio, esta metade do rosto dela o olho n possui íris ou pupila.
Ex2: Demônios: Quando mostram sua verdadeira forma (depois de perderem seus pontos de vida na forma humana), demônios mostram finalmente sua natureza perversa. Roger depois de morrer, tem saltados de suas têmporas chifres luminosos como neon roxo, Os glóbulos oculares ficam todos pretos, suas íris ficam vermelhas e cresce um rabo com a uma ponta larga e neon compatíveis com o chifre.
14- História, objetivos, sonhos: Escreva o passado e objetivos de seu personagem aqui.